O que é artrite psoriásica?

O que é artrite psoriásica?

A artrite psoriásica é uma doença que causa inchaço e dor no interior e em torno das articulações. Pode afetar uma série de articulações, incluindo os dedos das mãos e dos pés, punhos, joelhos e tornozelos, cotovelos e grandes articulações, como ombros, coluna vertebral e na parte inferior das costas (chamadas articulações sacroilíacas).

A artrite psoriásica também afeta os tecidos em torno das articulações, incluindo os tendões e ligamentos, dos dedos das mãos e dos pés,o que causa um inchaço chamado dedo de "salsicha".

Existe também a inflamação da pele, especialmente, sobre os cotovelos, joelhos e no couro cabeludo.

A artrite psoriásica está intimamente ligada a psoríase, que é uma doença que provoca infamação e vermelhidão na pele, que fica coberta por escamas, brancas, prateadas ou cinzentas.

É comum a artrite psoriásica?

Artrite psoriásica não é uma forma comum de artrite, mas afeta tanto os homens quanto as mulheres em igual número, normalmente, ocorre entre a faixa de 20 a 50 anos.

Até 30% das pessoas portadoras de psoríase podem adquirir artrite psoriásica. Embora a psoríase possa se iniciar em qualquer idade (sendo mais comum na adolescência tardia), a artrite psoriásica, geralmente, aparece mais tarde - entre os 20 e 40 anos. É mais comum que a psoríase apareça primeiro mas, em uma pequena percentagem de pessoas (cerca de 15%), a artrite psoriásica pode aparecer antes.


Quais são os sinais de artrite psoriática?

A artrite psoriásica causa, não apenas o inchaço nas articulações, como também nos tecidos circundantes (músculos, pele, tendões e ligamentos).

Na artrite psoriásica pode haver vermelhidão nos dedos dos pés e das mãos e o inchaço ter aparência de uma “salsicha”. Nem todos os dedos das mãos ou dos pés podem ser envolvidos. As unhas também poderão ter pequenos buracos ou depressões (isso é chamado pitting – unhas de “dedal”) e também podem se desprender da pele.

As outras características comuns da artrite psoriásica incluem a tendinite (inchaço dos tendões) e “enthesitis” (nódulos com dor e inchaço nos locais onde os tendões e os ligamentos se conectam aos ossos). Os exemplos mais comuns de tais condições são esporas do calcanhar, cotovelo de tenista e inflamação do tendão de Aquiles (cordão na parte de trás do calcanhar).

A maioria das pessoas que tem artrite psoriásica não tem dor nas costas, mas se tiver, ela será, provavelmente, pior à noite e de manhã, com uma rigidez que vai diminuindo gradualmente à medida que se tornar mais ativo durante o dia.

Artrite psoriásica geralmente irá desenvolver de duas maneiras:

1. Localizada:

Artrite psoriásica suave que se desenvolve lentamente, com sintomas leves, e que afeta menos de cinco articulações. Pessoas que possuem este tipo de artrite psoriásica vão viver - muitas vezes - sem sintomas durante um longo período de tempo.


2. Generalizada:

A forma de artrite psoriásica mais grave que afeta cinco ou mais articulações ao mesmo tempo. Esta forma da doença muitas vezes pode levar a lesão articular, invalidez permanente e exige medicação precocemente. Nos casos mais graves, pode ser exigida cirurgia para a recuperação.

Se o médico diagnosticou artrite psoriática, ele irá encaminhar o paciente para um reumatologista para começar o tratamento. Um reumatologista é um médico especializado no diagnóstico e no tratamento de problemas de articulações, músculos e ossos.

O que causa artrite psoriásica?

Embora ninguém saiba ao certo o que provoca a artrite psoriásica, sabe-se que a hereditariedade e a predisposição genética desempenham um grande papel.

Crianças, filhos de pais com psoríase, têm três vezes mais chances de ter artrite psoriásica. Se um gêmeo idêntico tem psoríase, há uma chance de 75% do outro ter também. Até 30% das pessoas com psoríase desenvolvem artrite psoriásica.

Outras possíveis causas da artrite psoriásica são a exposição à alguma infecção ou alterações no ambiente.

O que você pode fazer sobre artrite psoriásica?

Até o momento, não há cura para a artrite psoriásica. Por isso o tratamento é projetado para minimizar a dor e a rigidez. Estabelecer o diagnóstico correto é muito importante, porque muita coisa pode ser feita para amenizar o agravamento dos sintomas da artrite e as terapias funcionam bem melhor quando prescritas no início da doença.

O médico, provavelmente, será capaz de diagnosticar com mais facilidade se o paciente tiver artrite psoriásica tendo psoríase cutânea, juntamente com um único ou vários sintomas: vermelhidão, inchaço nos dedos das mãos e dos pés. Geralmente, se as unhas e a pele estão afetadas, juntamente com as articulações, o diagnóstico pode ser feito.

No entanto, uma vez que a
artrite psoriásica é semelhante a outras formas de artrites, como a gota, síndrome de Reiter e artrite reumatóide, o médico deverá pedir exames físicos e vários testes complementares para confirmar o diagnóstico.

Muitas vezes utilizam-se radiografias para avaliar se há alteração óssea.

Exames de sangue e de fluidos devem ser realizados conjuntamente para afastar outras doenças como a artrite reumatóide, artrite reativa ou gota.

Quando o diagnóstico é confirmado, há vários tratamentos que podem ajudar a diminuir a dor e rigidez e aumentar a
circulação.

O tratamento da artrite psoriásica é, tanto para a condição da pele, quanto para a artrite. Para a artrite psoriásica leve, geralmente, o tratamento é composto de medicação, fisioterapia e de ajustes na vida diária. A participação do paciente deve ser ativa para o sucesso do tratamento prescrito, é essencial.

Tratamentos médicos


Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs)


Os chamados AINEs são uma grande categoria de medicamentos, alguns dos quais você pode obter sem receita médica, tais como o ácido acetilsalicílico (Aspirina) e ibuprofeno. A lista dos AINEs é longa, existem mais de de 20 tipos destes medicamentos disponíveis atualmente no mercado.

É importante lembrar que os AINEs atuam de forma a melhorar os sintomas e não têm comprovação, em longo prazo, dos seus reais benefícios para a artrite psoriásica. Por isso estes medicamentos podem até ser considerados necessários, mas não devem ser tomados regularmente. Sendo assim, alguns pacientes pensam que a utilização de AINEs de forma regular controla seus sintomas. Os efeitos colaterais e rações adversas mais comuns dos AINEs são: indigestão, azia, cólicas estomacais e náuseas.

Os AINEs podem afetar o revestimento protetor do estômago tornando-o mais suscetível a úlceras e hemorragias. Se aparecerem sinais de hemorragia estomacal, como vômito que se parece como uma "borra de café", vômito de sangue, em evacuações escuras, tendo usado AINEs, consulte seu médico imediatamente. Existem AINEs (Coxibs) que foram desenvolvidos especialmente para minimizar o risco de problemas estomacais.

A Health Canada analisou todos os estudos disponíveis sobre AINEs e Coxibs. Foi constatado que AINEs e Coxibs estão associados a um aumento de risco de acometimentos cardiovasculares como angina, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. O risco é maior para aqueles pacientes que utilizam esses medicamentos por longos períodos de tempo e têm fatores de risco de antecedentes de doença cardíaca ou de acidente vascular cerebral.
Bom mesmo é comentar este assunto com o seu médico.

Drogas modificadoras anti-reumáticas (DMARDs)


Os chamados DMARDs são frequentemente prescritos para aliviar os sintomas da artrite psoriásica grave. Estes medicamentos são concebidos para prevenir que a artrite psoriásica piore, mas não reduzem os danos permanentes. Os DMARDs costumam levar vários meses para fazer uma notável melhora na inflamação.

Os DMARDs mais comuns são: sais de ouro, metotrexato, ciclosporina, sulfassalazina, leflunomida (Arava ®), hydroxychloroquinine, cloroquinina e azatioprina.

DMARDs são prescritos muitas vezes em conjunto com outras medicações, como os AINEs. Os efeitos colaterais mais frequentes dos DMARDs são: feridas na boca, diarréia e náusea.

Corticosteróides


Corticosteróides são drogas sintéticas feitas para substituir a cortisona, que é um hormônio natural produzido pelo próprio organismo.

Na artrite reumatóide, estes medicamentos são utilizados para tratar a inflamação extrema que é acompanhada de dor e rigidez. Eles também são usados para o tratamento sistêmico, o que pode afetar o revestimento dos pulmões e dos vasos sanguíneos.

Corticosteróides à vezes são aplicados em forma de injeção em uma ou mais articulações ou outras áreas de inflamação. Embora eliminem os graves efeitos secundários, essas injeções podem ter resultados prejudiciais e nocivos sobre as articulações se forem aplicados mais do que algumas vezes por ano.

A forma mais comum de corticóide é a prednisona, tomada em forma de comprimido. Os efeitos colaterais do uso em longo prazo podem incluir catarata, pressão arterial elevada, problemas do sono, perda muscular, contusões, adelgaçamento dos ossos (osteoporose), ganho de peso e a susceptibilidade a infecções. O objetivo com esta e demais drogas é encontrar a menor dose eficaz que evite os muitos dos efeitos colaterais que são possíveis.

"Biologic Response" (Imunosupressores Biológicos)

Os biológicos (imunobiológicos) são um tipo de DMARDs que são compostos de proteínas geneticamente modificadas, com base em substâncias produzidas naturalmente no corpo humano. Eles atuam no bloqueio de partes específicas do sistema imunológico, chamadas citocinas, que desempenham um papel que causa a artrite psoriática.

Os medicamentos biológicos agem em bloco em duas importantes citocinas:

Fator de necrose tumoral (TNF) e interleucina-1 (IL-1).

Vários outros biológicos que interferem com células T (células que são importantes na resposta imunológica) foram aprovados para o tratamento da psoríase e também alguns são eficazes para a artrite psoriática.

Os biológicos têm sido utilizados de uma forma eficaz para as pessoas com artrite psoriásica moderada a severa, ou para aqueles que não responderam a outros tratamentos convencionais. Estas drogas atuam rapidamente para aliviar a inflamação e podem ser utilizadas em combinação com outros medicamentos, tais como outros DMARDs.

Os medicamentos anti-TNF podem realmente evitar a progressão da artrite psoriática.

Os medicamentos biológicos disponíveis e aprovados pelo Ministério da Saúde do Canadá incluem Enbrel, Humira, Remicade, Orencia, Rituxan e Kineret.

No momento desta publicação, Enbrel, Remicade Humira tem recebido aprovação para a indicação para o tratamento da artrite psoriática, especificamente. Um medicamento chamado Amevive está disponível para o tratamento da psoríase.

O médico poderá explicar as diferenças entre estes medicamentos e ele deve prescrever um biológico para a sua artrite psoriática. Dependendo do biológico prescrito, que são aplicados por injeção em casa ou por uma perfusão intravenosa (infusão), em uma clínica.

Os efeitos secundários observados ocasionalmente com o uso destes medicamentos incluem leves reações cutâneas no local da injeção, dores de cabeça ou tonturas, resfriados ou infecções sinusais, náuseas ou diarréia. O médico deve conversar sobre todos os outros efeitos colaterais desses medicamentos antes que prescrever medicamentos.

O que mais devo saber sobre Biológicos?


Precaução


Os biológicos atuam suprimindo o sistema imunológico, o que pode tornar um pouco mais difícil para o organismo lutar contra infecções. Por favor, informe ao médico se você está propenso a infecções freqüentes.

É recomendável parar a medicação e chame o médico se você desenvolver uma febre ou se tem - ou pensa que tem - uma infecção. Antes de iniciar o tratamento com biológicos, o médico deve verificar propensão a outras infecções, como, principalmente, a tuberculose.

Custo

Tratamentos com biológicos são de alto custo e podem chegar a custar a partir de 15.000 ou até mais de 25.000 dólares por ano, dependendo do tipo, os tratamentos podem ser totalmente cobertos ou pode ser obrigado a partilhar o custo. Geralmente, os planos de saúde ou seguros privados de empresas não costumam cobrir este tipo de tratamento e exigirão dos pacientes tratamentos convencionais na tentativa antes que cobrir os biológicos.

Uma palavra sobre a segurança do medicamento


A necessidade de se controlar eficazmente estas novas drogas, uma vez que tenham sido aprovadas e introduzidas no mercado foi uma questão fundamental para o setor jurídico da Arthritis Society por vários anos. Este acompanhamento jurídico contribui para assegurar que os efeitos colaterais sejam relatados, documentados e abordados. Para atualizações regulares sobre medicações disponíveis no Canadá, visite:
www.arthritis.ca/tips/medications.

Todos os medicamentos têm efeitos colaterais potenciais se forem tomadas por si só ou em combinação com outras ervas ou medicamentos, sem prescrição medica. Por isso, é importante para o paciente conversar com seu médico sobre os benefícios e os potenciais efeitos colaterais de todos os medicamentos.

O Health Canada’s Marketed Health Products Directorate (MHPD) desenvolveu recentemente um novo site, chamado MedEffect. MedEffect tem o objetivo de fornecer acesso centralizado a novas informações sobre a segurança dos produtos de saúde de forma fácil de encontrar, fácil de lembrar a localização.

Também pretende torná-la tão simples e eficiente quanto possível para os profissionais da saúde e dos consumidores para informar e apresentar reações adversas. Finalmente, ajuda a conscientizar sobre a importância da apresentação de reações adversas com o fim de identificar e comunicar os riscos potenciais associados com certas drogas ou produtos sanitários. Para saber mais, visite: www.healthcanada.gc.ca/medeffect.


Cuidados com a pele

Cuidar adequadamente da sua pele irá ajudá-lo a administrar seus sintomas. Se você tiver psoríase grave você deve procurar um dermatologista. Usar um hidratante em casa lhe ajudará a evitar que sua pele se torne demasiadamente ressecada.

Cremes de uso tópico também são úteis para prevenir o ressecamento da pele. Alguns hidratantes que funcionam bem temem sua composição: lanolina, óleo mineral, vaselina, loção de manteiga de cacau ou óleo de bebê. Loções que contém alcatrão agem bem para manchas na pele escamosa, mas deverá ser o seu médico que prescreverá um creme adequado ou um corticosteróide.

Moderar a exposição ao sol também pode beneficiar as pessoas com artrite psoriática por abrandar o crescimento celular. No entanto, muita luz solar pode prejudicar a sua pele, por isso, é importante tomar medidas para evitar queimaduras solares.



PUVA (psoraleno associado a aplicação de raios de longa freqüência de luz ultravioleta A) é uma terapia que tem sido usada no tratamento da psoríase, é uma terapia de luz que combina um medicamento chamado psoraleno – fotosensibilizante, que deve ser prescrito - o qual, em forma de comprimido ou adicionados a um banho, junto com exposição a um tipo específico de luz ultravioleta e precisa de pelo menos de 20 a 30 tratamentos ao longo de várias semanas, sob supervisão médica.

Algumas das medicações para artrite que também atuam para psoríase, incluindo metotrexato, ciclosporina e os agentes biológicos.

Exercício

O exercício pode reduzir a dor e a rigidez da artrite psoriática e pode ajudar a se sentir melhor em termos gerais. Se você parar de usar uma articulação acometida pela artrite ela torna-se mais grave e os músculos em torno dela irão enfraquecer, resultando em dor. No entanto, muito exercício, ou um tipo errado de exercício, pode fazer com que a artrite psoriática piore. Deve-se consultar um médico ou um fisioterapeuta antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Existem diferentes tipos de exercícios que se pode fazer para diminuir a dor e rigidez:

* Reduzir a amplitude de movimento de exercícios e mover as articulações e sua rigidez.


* O fortalecer com exercícios aumentam a sua força muscular.


* Os exercícios fortalecem seu coração, dão-lhe energias e ajudam a controlar o seu peso. Estes exercícios incluem coisas como caminhada, natação e ciclismo.


* Alongamentos moderados ajudam a aliviar a dor e manter os seus músculos e tendões formando um conjunto flexível e forte.

Calor / frio

A aplicação térmica sobre uma área artrítica pode ajudar a relaxar os músculos doloridos e reduzir a dor e o sofrimento. Isto estimula a circulação sanguínea, o que nutre e desintoxica as fibras musculares. Tomar um banho quente é uma ótima maneira de contribuir para diminuir a dor e a rigidez. O calor não deve ser aplicado em um conjunto articular já inflamado, no entanto, evita que os sintomas piores.

O frio aplicado às juntas inflamadas reduz dor e o inchaço por restringir o fluxo sangüíneo. A aplicação de gelo ou embalagens frias pode diminuir a inflamação e é recomendado quando as juntas estão inflamadas.

Proteja suas juntas

Proteger a articulação, significa usá-la de forma que evite excessos de estresse. Os benefícios são: menos dor e maior facilidade para fazer tarefas.

Três principais técnicas para proteger suas articulações são as seguintes:

1. O modo de andar, alternando esforços pesados ou repetindo com tarefas mais fáceis e com pausas, faz reduzir o estresse sobre as articulações dolorosas e permite que os músculos enfraquecidos descansem.

2. Um posicionamento das articulações, sabiamente, ajuda a usá-las como uma forma extra para evitar o estresse. A utilização maior, mais forte das articulações para transportar cargas, por exemplo, usar uma pá, em vez de um saco de mão e além disso, deve-se evitar manter-se na mesma posição durante um longo período de tempo.

Usando dispositivos úteis, tais como carrinhos de supermercado, ou usando outros mais tecnológicos, pode contribuir para tornar as tarefas diárias mais fáceis.

Pequenos aparelhos, como forno de microondas, torradeiras de pão e processadores de alimentos podem ser úteis na cozinha. Usando agarrar barras e alguns lugares no chuveiro do banheiro também pode ajudar a você a economizar energia e evitar quedas.

Talas podem ser úteis, se você tiver inflamação conjunta ou problemas com o alinhamento ou estabilidade. Isso pode ajudar no seu descanso das juntas, à noite, ou manter as suas articulações em uma posição confortável durante o trabalho. Por sua vez, ajuda a diminuir as dores, o inchaço e a rigidez. O seu médico poderá encaminhá-lo a um terapeuta que pode ajudar a encontrar as melhores talas para você.

Relaxação

Desenvolver um,bom relaxamento e enfrentando habilidades, você pode ter uma maior sensação de controle sobre sua artrite e uma perspectiva mais positiva.

Cirurgia

Algumas pessoas com artrite psoriática grave, em estágios avançados podem necessitar de uma cirurgia. Dentre os benefícios se incluem a redução da dor, melhor circulação e função articular e, em alguns casos, melhor aparência física, como por exemplo nas mãos. Próteses e cirurgias são feitas para substituir com articulações artificiais as articulações danificadas pela artrite.

Cochrane Reviews

A Cochrane Review Musculosquelético Group (cMsg) é um grupo especializado de pesquisadores e representantes dos consumidores que pertencem à Cochrane Collaboration, uma organização internacional sem fins lucrativos que incentiva a decisões de informações sobre os cuidados de saúde, através da preparação, manutenção e promoção de opiniões em relação aos efeitos de diversos tratamentos de saúde.

CMsg revê toda a literatura disponível para determinar a melhor prova de apoio específico para os tratamentos de artrite. Exploram as provas a favor e contra a eficácia e a adequação dos tratamentos (medicamentos, cirurgia, educação, etc), em circunstâncias específicas. Os resultados são opiniões de médicos que são então incluídos no The Cochrane Library e disponibilizados para os profissionais de saúde em todo o mundo.

Para os membros do público em geral,que também querem ser informados sobre as provas relativas aos cuidados de saúde práticas e decisões em suas vidas, o Musculosketal Cochrane Review Group tem resumido suas opiniões ao consumidor.

Para acessar as opiniões relacionadas a artrite psoriática visite: www.arthritis.ca/cochrane.

Outras dicas para Viver Bem

Juntamente com os sintomas físicos da artrite, muitas pessoas experimentam sentimentos de desamparo e depressão. A aprendizagem da vida diária e as estratégias para lidar com a sua artrite lhe dão uma maior sensação de controle e de uma perspectiva mais positiva.

Para obter melhores resultados, as pessoas afetadas pela artrite têm necessidade de formar laços estreitos com os seus médicos e terapeutas, e de tornarem-se parceiros - de pleno direito - sobre o seu tratamento. Na nossa perspectiva, é tudo parte do "viver bem com artrite." Existem vários recursos que você pode usar para descobrir a melhor forma de lidar com a sua própria doença. Aqui estão alguns exemplos:

* A Arthritis Self-Management Program (ASMP) é um programa exclusivo de auto-ajuda oferecida pelo The Arthritis Society para ajudá-lo a um melhor controle e lidar com a sua artrite.


* O Fórum Aberto dentro deste site é uma oportunidade para discutir e compartilhar informações com outros visitantes, pessoas que, através de suas próprias experiências, são capazes de oferecer algumas idéias úteis.

Evidentemente, existem muitos outros recursos valiosos para as pessoas com artrite. Se você estiver incerto sobre onde procurar ajuda, não se esqueça de ligar A Arthritis Society em 1-800-321-1433.

Texto traduzido por André Rezende Novaes

Site original: Psoriatic Artritis.

http://www.arthritis.ca/types%20of%20arthritis/psoriatic%20arthritis/default.asp?s=1|&province=qc#{CFD5221C-AC2D-11D4-BCC6-00D0B7474671}


 

have 2 vintage Epi's, a Speedy 30 and a Saint Cloud GM. I've also bought a Speedy 25 for my little brother and another Saint Cloud GM for my sister.One of the Saint Clouds does have duller hardware, but no tarnish. The rest are all fine, particularly my siblings, theirs look like new!Yes there are fake epi, but less than other fabric. I got most of mine auth'd. Heatstamps and the LV marking are the most obvious p lv handbag

,

It looks great if I didn't have so many damier it would be next........love it and it looks great on you! vuitton luggage

,Love the colours. Congrats vuitton bags,I am done explaining to people. Either you can handle it, or you can't. ugg canada,
Cute Trevie, congrats! lv handbag
,

Thanks for the replies! louis vuitton lv

,

I'm an LV girl ALL the way and I say Chanel! I think the Ursula will date faster than the Chanel! vuitton damier

,

Thanks everyone for your input. I find it very helpful hearing other people's opinions! louis vuitton speedy

,

Wow! louis vuitton neverfull

,

If you don't use the Alma GM then sell it. You can buy new LVs later :) louis vuitton for men

,

I don't know the best way to wear the LV shawls - with or without creases. Seems to me that Hermes scarf wearers love the creases, the same way that they preserve the rolled hem. Or at least that's how it appears to me. So I tend to leave the creases in my scarves. Don't know if one is better than the other - but I think you should go with your preference! louis vuitton damier

,

Congrats! christian louboutin cheap

,

I always take my bag with me regardless whether it's LV or not. One time a customer stole my stylist's wallet from her purse. rolex green

,
started off with a mono bag (the mono looping MM), and I tried to buy in a classic look that wouldn't date easily.The next purchase was an ebene damier - and again, tried for something classic (Knightsbridge).I always try to buy bags that I know I will use a lot are practical AND won't look dated.So far my collection is:Mono Looping MMEbene Damier KnightsbridgeEpi Jasmin (black)Epi Speedy 25 (red)Azur Hampstead MMEpi Madeleine (ivo louis vuitton purse
,

i say classic speedy 30 or a neverfull mm (since she can use it for school) she's lucky to have an auntie like u :) vuitton luggage

,

I have an Encre Speedy and I'm very careful about color transfer. But it's been in snow and rain no problem. I noticed a few coffee spots the other day and they wiped right off with a wet cloth. LV

.
Design by Industria Virtual...Área para deficientes visuais...   Copyright ©2014 PSORIERJ
   Associação dos Amigos dos Portadores de Psoríase do Estado do Rio de Janeiro